terça-feira, 30 de setembro de 2014

Camiseta da São Bento



Frase da camiseta de Formandos da 8ª série A da EE Fazenda São Bento   2001

"De toda essa poeira que sacudiu a nossa caminhada,

talvez tenha ficado a nossa porção singular. Nossos

mistérios, nossas caras tristes, nossos corações de

estudantes que a vida leva adiante, mesmo que nos 

encontremos distantes. Acreditem que valeu e que 

acima de tudo a gente cresceu."

domingo, 21 de setembro de 2014

Como os alunos do 7° ano B enxergam a resistência negra



Desenho de Felipe Henrique








Desenho de João Victor



Desenho de Jonathas Henrique






Desenho de Rafael Fialho







Desenho de Ruan Victor  





Desenho de Rian  









Desenho de Tayssa 









Desenho de Vitória Beatriz



Desenho de Luara e Thais   







Desenho de Marcelo  




Desenho de Marcos Felipe




sábado, 20 de setembro de 2014

A resistência dos negros contra a escravidão


A Resistência dos escravos   (por Rainer Sousa - Graduado em História)



Os motins eram uma das vias de resistência dos negros contra a escravidão.
Os motins eram uma das vias de resistência dos negros contra a escravidão.

http://www.brasilescola.com/upload/e/Resitencia-escravos-BRASILESCOLA(1).jpg



No desenvolvimento do regime escravocrata no Brasil, observamos que os negros trazidos para o espaço colonial sofriam um grande número de abusos. A dura rotina de trabalho era geralmente marcada por longas jornadas e a realização de tarefas que exigiam um grande esforço físico. Dessa forma, principalmente nas grandes propriedades, observava-se que o tempo de vida de um escravo não ultrapassava o prazo de uma década.
Quando não se submetiam às tarefas impostas, os escravos eram severamente punidos pelos feitores, que organizavam o trabalho e evitavam a realização de fugas. Quando pegos infringindo alguma norma, os escravos eram amarrados no tronco e açoitados com um chicote que abria feridas na pele. Em casos mais severos, as punições poderiam incluir a mutilação, a castração ou a amputação de alguma parte do corpo. De fato, a vida dos escravos negros no espaço colonial era cercada pelo signo do abuso e do sofrimento.


Entretanto, não podemos deixar de salientar que a população negra também gerava formas de resistência que iam contra o sistema escravista. Não raro, alguns escravos organizavam episódios de sabotagem que prejudicavam a produção de alguma fazenda. Em outros casos, tomados pelo chamado “banzo”, os escravos adentravam um profundo estado de inapetência que poderia levá-los à morte.


Não suportando a dureza do trabalho ou a perda dos laços afetivos e culturais de sua terra natal, muitos negros preferiam atentar contra a própria vida. Nesse mesmo tipo de ação de resistência, algumas escravas grávidas buscavam o preparo de ervas com propriedades abortivas. Além disso, podemos salientar que o planejamento de emboscadas para assassinar os feitores e senhores de engenho também integrava esse corolário de ações contra a escravidão.


Segundo a perspectiva de alguns estudiosos, as manifestações culturais dos negros também indicavam outra prática de resistência. A associação dos orixás com santos católicos, a comida, as lutas (principalmente a capoeira) e as atividades musicais eram outras formas de se preservar alguns dos vínculos e costumes de origem africana. Com o passar do tempo, vários itens da cultura negra se consolidaram na formação cultural do povo brasileiro.


Do ponto de vista histórico, os quilombos foram a estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Nesses espaços, organizavam uma produção agrícola autônoma e formas de organização sociopolítica peculiares. Ao longo de quatro séculos, os quilombos representaram um significativo foco de luta contra a lógica escravocrata.


http://www.brasilescola.com/historiab/a-resistencia-dos-escravos.htm

sábado, 6 de setembro de 2014

imagem de quilombo


Testando as ferramentas


Este vídeo dá uma mostra de como os negros resistiram à escravidão.

testando o blog

O tema deste blog é:  resistência negra. a luta dos negros por sua liberdade.

Mapa dos quilombos.
mapa dos quilombos