quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Postado por Alessandra Jaca da Silva

  Alessandra Jaca da Silva                   No- 01                      série 7ano C                                                                                       

                           “ A exploração dos negros nas fazendas de canas- de- açúcar”

Antigamente  os fazendeiros tinham preconceitos com os negros e por isso faziam eles de escravos.
              Eles colocaram os negros para trabalhar em fazendas de cana-de-açúcar chamado de (trabalho escravo) e o que adianta eles escravizar os negros por que quem sofre ás consequências por que  bullyng da cadeia.
              Os escravos que conseguiam fugir iam para o meio do mato e ali criavam pequenas comunidades passando á viver do cultivo  de plantas,da criação de animais e mantendo as suas tradições culturais.



                Minha redação sobre a exploração dos negros na plantação de cana-de-açúcar.



Meu desenho sobre a exploração dos negros.

Postado por Andressa Bruna Pinheiro Dantas

Andressa Bruna Pinheiro Dantas      No- 02          7º ano C   
                             
                                       Redação (tema 3)
(A fuga dos negros para o Quilombo de Palmares e como era a vida deles nos quilombos).

       Os negros quando fugiam, iam para os quilombos, que eram localizados nas aldeias da Zona da Mata de Alagoas e Pernambuco.                          
      Tinha que ser um local bem distante, para que eles não fossem encontrados pelos brancos e se tornarem escravos novamente, pois, para ficarem livres tinham que ficar longe das cidades.
     Os habitantes dos quilombos eram conhecidos como “quilombolas”. O maior dos quilombos era chamado de Quilombo de Palmares, cujo líder maior se chamava  Zumbi de Palmares.

     Quilombo de Palmares se tornou um local muito grande, expandindo-se cada vez mais, e os habitantes que lá viviam, se tornaram uma pequena população, um protegia o outro e assim eles ficaram livres da escravidão.



                                         Minha redação sobre a fuga dos negros.







Esse desenho mostra como era o Quilombo de Palmares.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

22 de novembro - A Revolta da Chibata

A Revolta da Chibata ocorreu em 22 de novembro de 1910, no Rio de Janeiro, com a revolta dos marinheiros. Naquele período era comum açoitar com chibatadas os marinheiros, tudo com intuito de discipliná-los. Através dessa prática violenta os marinheiros se revoltaram principalmente depois que o marinheiro Marcelino Rodrigues levou 250 chibatadas diante de todos os presentes no navio, desmaiou e continuou sendo açoitado. Sempre em uma revolta ou manifestação uma pessoa toma a frente para encorajar os outros, nesse caso o Almirante Negro, o Marujo João Cândido, foi o primeiro a esboçar uma ação contrária aos castigos das chibatas. Na baía de Guanabara encontravam-se vários navios que foram tomados pelos rebeldes, além disso, começaram a controlá-los retirando todos oficiais, aqueles que causassem resistência à ocupação eram assassinados, e se caso o governo não atendesse suas exigências ameaçavam lançar bombas na cidade. Após o conflito, passaram-se quatro dias e, então, o Presidente Hermes da Fonseca decretou o fim da prática violenta de castigos e perdoou os marinheiros. Entretanto, quando foram entregar as armas notaram que tinham sido enganados pelo presidente que, automaticamente, retirou da corporação da Marinha todos aqueles que compunham a revolta, além de João Cândido o líder, com isso foram depositados no fundo de navios e prisões subterrâneas na Ilhas das Cobras. 

Fonte:   http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/a-revolta-da-chibata.htm





http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F_AQIaA11z9NE%2FTPGNSqK8nvI%2FAAAAAAAAEKQ%2FCbWfNHHAmfg%2Fs1600%2FAugusto_Malta_Revolta_da_Chibata003.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Flutadeclasses.blogspot.com%2F2010%2F11%2F100-anos-da-revolta-da-chibata.html&h=460&w=600&tbnid=Tmj2kV7gjTJqKM%3A&zoom=1&docid=maRMKxFXqfxsJM&ei=hiRzVKK6GseogwSrsoLADA&tbm=isch&ved=0CCQQMygHMAc&iact=rc&uact=3&dur=346&page=1&start=0&ndsp=12



domingo, 9 de novembro de 2014

Escola Estadual Fazenda São Bento (por volta de 1997/1998)

http://youtu.be/m63VfX17fyY

Um ex-aluno que viu este pequeno filme, diz que ele é de 1997. Essa mesma imagem eu tinha visto numa fita de vídeo-cassete no ano 2000, quando comecei a dar aula na escola São Bento, mas a duração do filme é muito maior do que a duração deste filme achado no youtube. Nele aparece o ex-coordenador Vivaldo  Santos filmando a entrada dos alunos na escola e a saída de alunos do período da manhã. Nesse filme também é mostrado uma parte da aula da professora de Ciências Célia sobre DST-AIDS com alunos de diversas séries na antiga sala de madeira (que hoje é o espaço da EMEI São Bento).